segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Projecto de galinhas poedeiras “OUR TOMORROW” já começa a dar frutos!


A família “O VIVEIRO – CHITIMA” conheceu no ano de 2013, mais uma iniciativa que à semelhança de outras, pretende-se que seja mais um elemento de aprendizagem no longo processo de formação das raparigas que fazem parte da família do Viveiro de Chitima. Por estas alturas, esta iniciativa já começa a dar sinais satisfatórios para aqueles que sempre acreditaram no sucesso da mesma. Trata-se do projecto de criação de galinhas poedeiras, que ficou designado por “our tomorrow”. 

O projecto “our tomorrow” assenta essencialmente na produção de ovos que, dentre várias utilidades, deverão ser direccionados para: (i) parte da produção será usada na formação das raparigas no domínio da culinária onde, sob orientação das formadoras, as meninas vão aprender a confeccionar uma diversidade de alimentos tais como bolos, biscoitos, bolachas e também salgados; (ii) uma outra parte da produção será direccionada a sua própria alimentação, visando sobretudo a melhoria e diversificação da dieta alimentar e através desta, poder-se ter raparigas saudáveis, física e mentalmente; (iii) A terceira parte da produção será direccionada a comercialização. Nesta componente, não tendo como preocupação principal a geração de lucro, os rendimentos aqui obtidos serão de extrema importância para garantir a sustentabilidade da actividade a médio e longo prazos, através da compra regular de ração para a alimentação das galinhas, a compra de químicos para se manter estável o estado de saúde das aves dentre outras despesas inerentes à esta actividade.

Importa sublinhar que as raparigas têm sido actores participantes neste projecto, dando assistência regular e contínua no dia-a-dia, fornecendo a ração, água às galinhas e ainda garantindo a limpeza da capoeira. Assim, elas também poderão ter domínio desta actividade podendo, no futuro, desenvolver projectos similares nas suas comunidades.

   Na imagem: Mayara, representando as raparigas da familia O VIVEIRO - CHITIMA, todas elas em ferias junto   de suas familias.

Sem comentários:

Enviar um comentário