sábado, 11 de janeiro de 2014

Ensaia-se o cultivo de girassol e amendoim no centro O Viveiro - Chitima

Finalmente a chuva caiu na localidade de Chitima! Finalmente, renasceu a esperança de uma campanha agrícola satisfatória que muitos frutos poderá dar àqueles que têm na produção agrícola a sua principal fonte de sustento.

É movido por esta esperança que o centro O Viveiro – Chitima, sonha com os Anjos vai viver a sua primeira experiência na produção da cultura de girassol e também do amendoim. A aposta nestas culturas tem em vista, por um lado, ser uma mais-valia no âmbito da formação das raparigas no capítulo da agricultura e culinária, por outro lado, canalizar a produção para um posterior processamento visando a produção de óleo alimentar. 

Neste âmbito, depois de se efectuar a lavoura do terreno, foram lançadas à terra sementes de girassol e amendoim.



Assim, esta iniciativa poderá vir a ter um impacto significativo no seio da comunidade de Chitima, não só pela disponibilidade do óleo alimentar para as famílias com fraco poder de compra (o que irá melhorar a sua dieta), mas também ao possibilitar que os camponeses locais forneçam parte da matéria-prima.

Importa referir que nos últimos anos, o óleo de girassol refinado vem ganhando a preferência dos consumidores graças aos baixos índices de gordura saturada, que está na origem de doenças cardíacas. É rico em vitaminas A, C, D e além disso ele é o óleo vegetal mais rico em vitamina E. A semente por sua vez, contém vitaminas do complexo B, E, minerais como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio.
O girassol possui também altas qualidades no domínio da medicina natural. Suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização de feridas, além de combater doenças da garganta e pulmonares.
O óleo de amendoim por sua vez ajuda na diminuição do mau colesterol, também causador de doenças cardíacas. Além de fazer bem ao coração, ajuda ainda a prevenir o envelhecimento.
O amendoim é rico em nutrientes como proteínas, zinco, ácido fólico (importante para a renovação celular) e vitaminas.
Na hora do almoço, para recuperar as energias!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. E que bom ler o comentario da Fatima! Estamos todos juntos para acompanhar o desenvolvimento de O Viveiro!
      Emanuela

      Eliminar
  2. Esperamos que a produçao possa recompensar o trabalho que todo o grupo esta a fazer! Os meus pais, o Filippo e a Enrica, gostaram de receber noticias de Chitima e de ver que a agricultura esta a desenvolver! Esperamos que a semente possa germinar em breve!

    ResponderEliminar