segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O PUROSANGUE chegou ao O VIVEIRO – CHITIMA… Rapazes e Raparigas vibraram de emoções!


Depois de passagens pela Tanzania e Quénia, pela primeira vez, a convite da associação “O VIVEIRO – CHITIMA” o projecto desportivo PUROSANGUE escalou Moçambique, naquela que é a sua missão de massificação da prática do atletismo e do desporto saudável em geral, e também de descoberta de novos talentos pelo mundo fora, em África em particular. 



Muito bem representada por Max Monteforte e Katia Vinciguerra, a equipa do PUROSANGUE viveu, junto de centenas de crianças, adolescentes e jovens da vila de Chitima, de idades que variaram entre os cinco e os dezassete anos, dez dias de fortes emoções onde, mais do que mera diversão, presenciou-se a momentos de preciosa aprendizagem e troca de experiências entre dois povos culturalmente distintos que convergiram num só banquete, o atletismo. O campo de treinos da família “O VIVEIRO – CHITIMA” foi o palco da recepção e do desfile dos amantes desta modalidade.

O início das actividades foi antecedido pela apresentação da equipa do PUROSANGUE (Max e Kátia), momento este presenciado por mais de 60 crianças, entre rapazes e raparigas que se fizeram presentes no local e ainda, pelos representantes do “O VIVEIRO – CHITIMA” (Emanuela Bonavolta, Lúcia Adamo e Tomé Natha) e pelo representante do governo distrital (Senhor Chavana).


Dai em diante, seguiram-se dias de treinos intensivos, vários ensinamentos e valiosos conselhos, tudo isto sob liderança de Max, sempre auxiliado por Emanuela, Katia Rivaldo e Miguel. Foi nesta vertente que Max foi enfatizando com bastante regularidade a existência de quatro elementos de extrema importância para o sucesso de qualquer atleta: Correr com a cabeça, prestar atenção aos movimentos dos braços, aos movimentos das pernas e controlar a respiração visando a gestão do cansaço. 

Mas o melhor para os petizes de Chitima estava ainda por vir. Os rapazes e as raparigas receberam do PUROSANGUE, t-shirts oficiais da maratona de Roma edição 2012, que foram sendo usadas ao longo dos dias de treinos e posteriormente na competição final. 

O dia de Domingo, Quinze de Dezembro, estava reservado a competição final. Cerca de 370 participantes se fizeram presentes no local, o que exigiu dos organizadores cuidados redobrados para garantir que tudo corresse com a maior normalidade. Grande destaque deve ser dado ao esforço despendido pelas raparigas em formação no centro O VIVEIRO, que tudo fizeram para que as actividades reservadas para este dia decorressem com a maior normalidade.


Organizados em quatro grupos (mais pequenos, pequenos, médios e maiores) e subdivididos em femininos e masculinos, os petizes de Chitima mostraram o quanto valem numa pista de atletismo e o quanto podem mostrar ao mundo, tudo isto sob olhar atento dos seus pais e encarregados de educação, professores, líderes religiosos, líderes comunitários e membros de grupos culturais.


Os vencedores foram premiados com lindos e aliciantes prémios desde vestuário, calçados, sacolas escolares dentre outros.

Aos mais interessados em prosseguir com os treinos e assim, terem a possibilidade de seguir a carreira de atleta, foi lhes feito um convite para que se fizessem presentes no campo de treinos da família O VIVEIRO nos dias seguintes, a fim de obedecerem uma certa programação e terem um acompanhamento contínuo.




Portanto, o deslocamento de Max Monteforte e Katia Vinciguerra à Moçambique e a sua estadia no VIVEIRO de Chitima em particular, poderá ter sido o início da realização de sonhos de raparigas e rapazes que um dia pensaram em ser atletas e competir pelos quatro cantos do mundo.

“Tio Max, estamos a pedir para voltar no próximo ano!!!” Estas foram as palavras ouvidas no dia reservado a despedida da equipa do PUROSANGUE! 

E desta forma Max partiu para Roma! Num autêntico super avião movido a calor e alegria humanos!!!


2 comentários:

  1. Bellissimo ed appassionante resoconto di un'esperienza davvero emozionante! Emanuela

    ResponderEliminar
  2. Uma experiencia tao linda e emocionante! Um relatorio muito bem feito! Parabens!

    ResponderEliminar